No Radi Radiação Zero

Notícias

3ª DAS SÉTIMAS INVENÇÕES PIONEIRAS NO MUNDO

PROJETO DOS DISPOSITIVOS CONTRA A RADIAÇÃO EMITIDAS PELOS CELULARES FICA EM 3º LUGAR ENTRE OS 7 MELHORES DO MUNDO EM 2011, SEGUNDO A VEJA



Pesquisa de um cientista da Universidade Federal de Uberlândia foi escolhido pela revista VEJA como uma das 7 melhores teses (3ª) e invenções pioneiras de todo o mundo, em 2011.





O Cientista e Pesquisador, o Prof. Dr. Luciano Vieira Lima, da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU teve a honra de ter seu projeto em 3º (terceiro) lugar, sendo o mesmo o único representante da América Latina, em um grupo onde figuram e 6º e 7º lugares os prêmios Nobeis de física e química.







A capa (protetora bloqueadora) de radiação criada pelo Professor Luciano Lima da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi classificada pela revista Veja como a terceira das sete teses e invenções pioneiras de 2011, estando na frente de dois prêmios Nobel e sendo a única representante da América Latina. Entre as sete invenções, além da do inventor das proteções bloqueadoras de radiação eletromagnética e térmica emitidas pelos celulares, estavam:


• Um pesquisador que encontrou fósseis de vida extraterrestre em fragmentos de meteoritos;

• um dos fundadores da Microsoft que lançou um Atlas do cérebro humano;

• um engenheiro japonês que criou um veículo aéreo;

• um cientista chinês que descobriu a existência de diamante nas chamas de uma vela;

• o prêmio Nobel da física que fala sobre a expansão acelerada do universo; e

• o prêmio Nobel da química pela descoberta dos quasicristais.



Brasileiro cria capa(Protetor Bloqueador) que diminui radiação emitida pelo celular





Inventor diz que objeto consegue barrar a radiação do campo magnético criado durante uma ligação telefônica Proteção: segundo seu criador, com a capa (protetor bloqueador), a radiação final que chega à pessoa é apenas 0,001% da emitida originalmente pelo celular (Divulgação).


O anúncio feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na última terça, de que o celular pode aumentar os riscos de câncer no cérebro, afeta especialmente quem usa o aparelho de forma contínua, como executivos e profissionais liberais. Para eles, deixar o celular de lado pode não ser uma opção viável a curto ou mesmo longo prazo. A solução pode ser usar o protótipo criado pelo pesquisador brasileiro Luciano Vieira Lima, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Ele promete que o objeto, que pode ser acoplado ao celular, é eficiente em barrar a radiação emitida pelo aparelho e proteger o usuário.


Protetor de radiação portátil


O protetor contra a radiação é feito de uma liga de aço e de material magnético. Ele funciona como uma capa similar às usadas para proteger contra riscos e tombos, e tem apenas uma pequena abertura por onde sai o fio do fone de ouvido. Com a proteção, é preciso usar um fone de ouvido. "A radiação é toda barrada dentro da capa protetora”, diz Lima.


De acordo com as pesquisas realizadas pelo cientista, com o protetor, a radiação final que chega à pessoa é apenas 0,001% da emitida originalmente. "Isso significa que ela demoraria uns 400 anos para começar a ter problemas de saúde em consequência da radiação", afirma.(...) "Quem sabe num futuro próximo os celulares já saiam de fábrica com essa proteção?"


Reportagem: Aretha Yarak

Fonte: Veja online

A seguir, são mostrados os projetos contemplados na classificação da veja como as 7 invenções pioneira de 2011:

Em primeiro lugar:

Em segundo lugar:

Em terceiro lugar:

Em quarto lugar:

Em quinto lugar:

Em sexto lugar:

Em sétimo lugar:



Matéria retirada de: http://veja.abril.com.br/1000-fatos-2011/sete-teses-e-invencoes-pioneiras.shtml em 07/2012

*Nota: No texto, para coerência com o produto atual fabricado pela Radiação Zero, sempre que aparece na reportagem original a palavra capa, foi acrescentado, entre parênteses: (protetor bloqueador), que é mais coerente coma a funcionalidade do produto hoje comercializado, em nada prejudicando o sentido original da frase.:

Av Floriano Peixoto 3357, Sala 2, Bairro Brasil

CEP: 38400-704 Uberlândia – MG

Tel: (34) 3213-4823

Email: sac@radiacaozero.com.br

Compartilhe nas redes: